COOPBANC ////

A Cooperativa de Consumo dos Bancários de Araçatuba nasceu de uma idéia simples, mas muito bem organizada desde o início. Um grupo de bancários se reuniu, em 05 de dezembro de 1959, para traçar as metas da pequena sociedade. O que eles não imaginavam, naquela época, é que a Coopbanc viria se tornar uma das cooperativas de maior sucesso da História do Estado de São Paulo até os dias de hoje, em que completa quase 60 anos.

Foi em uma movimentada tarde de sábado, dia 5 de dezembro de 1959, no Edifício Adelaide, centro de Araçatuba, que distintos cavalheiros compareceram à reunião convocada pelo bancário, funcionário do Banco do Brasil, Alceu Rodrigues da Cruz. Ele e seus colegas de profissão se reuniram ali, não para confraternizar, mas para discutir e traçar as diretrizes do funcionamento de uma cooperativa de consumo em Araçatuba, a primeira do gênero em toda a região noroeste do Estado de São Paulo. Começava ali, há 50 anos, a História da Coopbanc (Cooperativa de Consumo dos Bancários de Araçatuba), fundada a partir dos termos do Decreto Federal n° 22.239, de 19 de dezembro de 1 932 e do Decreto-Lei n° 8401, de 19 de dezembro de 1945.

Na sala comercial do Edifício Adelaide (Rua Oswaldo Cruz, numero 32), os colegas Alceu Rodrigues da Cruz, já nominado presidente da seção, Cyro José Pereira Sampaio, Arley José, Mano Mendes Ferreira, Joinvilie Pahim Leme, Antonio Eduardo Xavier Negrão, Helio Fonseca, Antonio Carneiro dos Reis e Adarmon Eugenio de Assis fundaram a cooperativa e elaboraram o seu primeiro estatuto, tão bem elaborado que passou apenas por adaptações ao longo destas cinco décadas. "Assim feito, o presidente senhor Alceu Rodrigues da Cruz, após consultar a Assembléia, declarou definitivamente constituída, desta para o futuro, a Cooperativa de Consumo dos Bancários de Araçatuba, com sede em Araçatuba, com o objetivo econômico de distribuir entre os cooperados, gêneros alimentícios e objetos de uso pessoal e do lar, nas melhores condições de qualidade e preço", registra a ata da reunião, em documento preservado, manuscrito por Adarmon Eugenio de Assis, em 1959.

Foi também neste dia que os bancários fundadores da Coopbanc procederam a eleição de seu primeiro Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Assim, Cyro José Pereira Sampaio ocupou o cargo de diretor-presidente do Conselho de Administração ao lado de Arley José (diretor-gerente) e Alceu Rodrigues da Cruz (diretor-secretário). Os membros do Conselho Fiscal eram Mário Mendes Ferreira, Arary Alves e Américo roque Cardoso, tendo como suplentes Osvaldo Barreira Moreno, Luiz de Melo Cárdia Filho e Antonio Eduardo Xavier Negrão.

DICAS E RECEITAS ////

Pavê de chocolate, morango e suspiros

Frango assado com batatas e alecrim

Bolinho de arroz cremoso

Bolo de milho cremoso

NOTÍCIAS E EVENTOS

Confira as últimas notícias e eventos da Coopbanc.

FORMAS DE PAGAMENTO

Confira as diversas formas de pagamento que a Coopbanc oferece para você.

CONVÊNIOS

Confira a relação de todos os nossos conveniados separados por categorias.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES!