Incluir plantas na decoração de uma casa, vai muito além da questão estética. Esta é uma maneira de incorporar elementos da natureza, trazendo-os para perto de você, sem necessitar de grandes quintais ou sacadas. Ambientes decorados com plantas também podem ajudar a levantar o astral do local e a passar uma sensação relaxante.
Além disso, elas podem acrescentar textura à decoração, quebrando a sobriedade e proporcionando contraste ao espaço e ainda ajudarem na purificação do ambiente, funcionando como filtros naturais!
Imagem: Fridlaa
E para você que sabe por onde começar, tenham em mente que o mais importante é começar pesquisando um pouco mais sobre as plantas, tanto a respeito da sua influência na decoração de interiores, como sobre suas exigências e cuidados.
1- Escolha as espécies de acordo com as condições de luz e umidade do ambiente:
Preste atenção na quantidade e períodos que o sol incide naquele ambiente. Pois existem plantas que não gostam de receber a luz do sol o tempo todo e outras que necessitam de uma maior exposição.
2 – Prefira plantas adequadas à sua rotina:
Observe a quantidade de tempo que você conseguirá ou não dedicar às plantas, como por exemplo, o número de vezes que você consegue regá-las durante a semana. Se você costuma se ausentar bastante e passa dias fora de casa, pode ser que flores e folhagens não sejam melhor opção. Já cactos e suculentas são mais resistentes e passam longos períodos sem atenção.
3 – Atenção ao escolher os vasos ou cachepôs:
É importante estar atento ao material do vaso ou cachepô, pois materiais como o barro e o cimento deixam passar umidade. Ao colocar uma planta sobre um móvel de madeira, por exemplo, certifique-se de colocar algo entre ele e o recipiente.
Ainda não sabe bem como colocar em prática? Então, vamos te mostrar algumas ideias de como dispor de plantas na sua decoração:
1 – Diferentes alturas e volumes, misturando texturas e cores:
Não tenha medo de errar na hora de combinar plantas diferentes. Apenas lembre-se de colocar juntas, espécies que gostem das mesmas condições de luz.
2 – No chão:
Os vasos grandes são as melhores alternativas e podem ter cores mais sóbrias ou mais fortes, dependendo do estilo da decoração do cômodo.
3 – Suportes e pendentes:
Se não houver espaço no chão, os vasos pendentes posicionados sobre os móveis podem ser uma boa opção.
4 – Na estante:
Coloque-as nos cantos e beiradas de estantes, prateleiras e móveis. Neste locais, as plantas ajudam a realçar o espaço. Prefira plantas choronas como samambaias, filodendro roxo ou jiboias.
5 – Na escada:
Use vasos com plantas pequenas, mas de grande destaque, como bonsais e cactos, em cada degrau das escadas. No caso da escada ser muito estreita, você pode usar os pendentes.
6- No banheiro:
Esta é uma escolha cheia de estilo e personalidade, além do que, o ambiente úmido pode facilitar. Por isso, opte por espécies que gostam bastante de umidade. Nesse cômodo aposte em vasos pequenos e aproveite bancadas, janelas e ganchos para servirem de apoio para suas plantinhas.
7- Na cozinha:
Este também é um ambiente muito propício para plantas, por ser uma parte da casa que costuma ser bem iluminada! Aproveite para colocar seus vasos onde tenha mais incidência de luz natural.
Hm, ainda assim você acha que não irá conseguir cuidar e administrar todas as suas novas amigas? Não tem problema!
Outro modo de adotar a natureza para dentro de casa sem que precise ter tanto trabalho com cuidados, é através dos objetos decorativos. Que podem ir desde quadros e telas que ilustram plantas diversas, até mesmo almofadas, cortinas, etc que trazem folhas em suas estampas.
E aí, se animou para levar um pouco de natureza para a sua casa? Então, siga estas dicas, planeje e escolha as melhores espécies e prepare o regador para começar a receber as suas novas amigas! A era mãe de plantas começou!
Fontes: Casa Vogue, Wevans, Fattoria Design