BLOG ////

Como combinar cores de looks de acordo com o Círculo Cromático

Há algumas semanas já trouxemos aqui no blog uma matéria sobre a tendência de moda Color Block que fala sobre o arranjo de cores vibrantes em looks. Mas, você sabe como fazer as diferentes formas de combinações utilizando o ciclo cromático ao seu favor? Então, continue lendo que nós iremos te explicar tudo direitinho!

Primeiramente, o que é o Círculo Cromático?

Ele é uma orientação para combinação de cores em diversas ocasiões, desde acessórios, maquiagem e roupas até mesmo decoração! O Círculo Cromático é formado de 12 cores, sendo 3 primárias (amarelo, azul e vermelho), 3 secundárias, que são resultado da mistura de cores primárias (verde, laranja e violeta) e 3 terciárias, são obtidas através da mistura das cores primárias e secundárias. Existem também duas categorias de cores, as quentes (laranja, vermelho e amarelo) e frias (azul, verde e violeta). Já o branco, preto e cinza são cores neutras que podem servir de base para diversas combinações.

(imagem: feira shop)

A partir do círculo, é possível visualizar quais as cores que melhor se harmonizam e criar combinações diversas que se dividem em: monocromáticas, analógicas, complementares e tríades. Vamos então, explorar cada uma delas abaixo:

COMBINAÇÃO MONOCROMÁTICA

(imagens: pinterest)

De forma mais simplificada, seria utilizar a “mesma cor” ou na verdade, somente uma matiz. Variando a saturação e a luminosidade, brincando assim com diferentes tonalidades. Você também pode usar uma peça em cor neutra (branco, preto ou cinza), para “quebrar” um pouco o look, ou caso esteja com medo de se arriscar de cara nesta combinação.

COMBINAÇÃO ANALÓGICA

(imagem: Van Duarte)

Neste tipo de combinação, utiliza-se uma das cores primárias (que já ensinamos lá em cima) com outras duas vizinhas (ao lado) dela no círculo cromático. Ou seja, uma estará em destaque e as outras duas atuarão como coadjuvantes no look. Entretanto, não é interessante misturar cores quentes e frias neste caso.

(imagem: feira shop)

COMBINAÇÃO COMPLEMENTAR

(imagens: pinterest)

Já na combinação complementar, a mistura é feita com uma cor oposta da outra, ou seja, a que está do outro lado em relação ao círculo cromático. Neste caso, podem ser usadas cores tanto frias quanto quentes, inclusive mesclando cores vibrantes e sóbrias.

(imagem: feira shop)

COMBINAÇÃO TRÍADE

(imagem: Van Duarte)

Essa combinação combina muito contraste e harmonia! É feita a partir de 3 cores que possuem a mesma distância entre si no círculo cromático. Ou seja, para fazer basta imaginar um triângulo no meio do círculo. Perfeita para ousar no look, deixando-o divertido, alegre e elegante ao mesmo tempo.

(imagem: feira shop)

E aí, pronta para se jogar nos looks mais coloridos? Se você gostou das dicas, aproveita para compartilhar com aquela pessoa que você sabe que irá amar também!

Nos vemos em breve com mais conteúdos sobre moda! 😉

Fontes: Feira Shop e Etiqueta Única

DICAS E RECEITAS ////

Pavê de chocolate, morango e suspiros

Frango assado com batatas e alecrim

Bolinho de arroz cremoso

Bolo de milho cremoso

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES!

Centro de Compras Coopbanc

MILLA
Lorenzza
Central-Optica
DROGARIA-COOPBANC-LOGO
Livraria-catolica

FORMAS DE PAGAMENTO

Confira as diversas formas de pagamento que a Coopbanc oferece para você.

CONVÊNIOS

Confira a relação de todos os nossos conveniados separados por categorias.